Tuesday, November 21, 2006

4 coisas que me fazem amar o Rio

1 - Os amigos. Básico. São eles, acima de tudo, que me fazem voltar e não enjoar de ir pra lá nunca. Não que eu não tenha amigos em São Paulo, mas os do Rio são diferentes. Nem melhores, nem piores, mas diferentes. E, pensando bem, talvez eu tenha mais amigos no Rio do que em São Paulo. Um dia eu paro pra contar. O lance é que eles, mais do que qualquer outra coisa, me fazem correr pro Rio sempre que eu posso.

2 - A paisagem. Óbvio, né? Eu não consigo não suspirar cada vez que dou de cara com o Pão de Açúcar, com o Corcovado ou com a Lagoa Rodrigo de Freitas. É engraçado andar de carro com meus amigos cariocas porque eles nem olham direito pra essas coisas, mas eu fico caçando pedaços da Pedra da Gávea entre os prédios, ângulos inéditos (para mim) do Cristo Redentor... e é sempre um deslumbre. Triste é que de costas para os pontos turísticos as coisas não são tão bonitas assim. Mas beleza, a gente releva.

3 - As pessoas peladas. Tá aí outra coisa que os cariocas não reparam, mas pra uma paulistana como eu, é uma diversão. Homens de sunga e chinelo andando na rua. Não é na beira da praia não, é na Av. Nossa Senhora de Copacabana, por exemplo! Mulheres de biquini dentro do supermercado... é muito legal! E aí acontece que a relação que os cariocas têm com seu próprio corpo é bem mais tranquila do que a relação que os paulistanos têm. A gente vive cheio de roupa, consequentemente cheio de pudores. Eles são tranquilos...

4 - Os botecos. Mas eu vou deixar pra falar desse aqui quando eu voltar a beber ;)

7 comments:

HelenaN said...

Só 4 coisas sobre o Rio? :)

Anonymous said...

Sobre o visual do Rio, eu acho muito foda a arquitetura. Tem uma cara muito diferente pra uma capital... não sei explicar, seja pela época (que tem uma coisa de estilo que parece ser de época mesmo), seja pela cara do comércio na rua. Eu acho isso absurdamente encantador.

E eu não entendi serem só 4 coisas tmb.

Anonymous said...

até que enfim um post novo... sabe que eu visito todo dia na espera de novidades (já que faz 3 décadas que não nos vemos, né?).

fiquei curiosa para saber da 5 coisa... ficou um suspense. ai!

e outra coisa que me intrigou vou saber qual a referência de "cara de capital" que o klein tem (dãn! será que é são paulo?!) na hora me vieram imagens de salvador, vitória, recife e (só para não dizer "ok, ok, mas é tudo do nordeste") floripa.

hehehe... ai que implicante eu, né?!

bjs e saudade.

Anonymous said...

ops.. vitória também não está no nordeste.

Anonymous said...

Eu sou APAIXONADA pelo Rio. A começar pelo fato de ser uma cidade com uma identidade muito forte, muito própria - em praticamente todos os lugares onde você vai, você´SABE que está no Rio. Não sei explicar. O lance do estilo que o Klein mencionou é MUITO presente em quase todos os lugares (exceto na Barra, mas eu não gosto da Barra) - os prédios são antigos, as ruas são charmosas, o comércio de rua é muito bacana e o ar de lá me faz bem. O clima, apesar do calorão, me faz um bem danado. Sem contar os miguxos.

Anonymous said...

Tá que eu confesso que não olho com fascínio sempre para o Pão de Açúcar, por exemplo. Mas é pq eu passo na frente do Pão de Açúcar todo santo dia!

Porééém, mesmo tendo nascido e vivido aqui a vida inteira, não deixo de me deslumbrar com a vista do mar do viaduto do Joá. Ou com a Lagoa no fim da tarde. Ou com a praia de Copa num dia nublado.

É, aí entrou o meu lado que ama e acha São Paulo linda tb :)

Livia Mata said...

é uma loucura vc atravessar a rua, passar pelo banco, pelos botequins, muito engravatado cruzando o teu caminho e vc só com um pedacinho de pano amarrado nos quadris...imagina o contrário? entao le aqui: http://strudeldebanana.blogspot.com/2007/01/cap-23-saundromo.html
gostei de vc. um abrc, li